Início » Brasil » PF detém jovem com maconha na UFSC, e alunos ocupam reitoria

PF detém jovem com maconha na UFSC, e alunos ocupam reitoria

O Jornal O Globo noticiou ontem que agentes da Polícia Federal detiveram um jovem com maconha na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Os policiais teriam sido cercados por um grupo de universitários no bosque da instituição, impedindo que o detido fosse levado. A Polícia Militar foi chamada para dar apoio à operação e usou bombas de efeito moral. De acordo com o departamento de segurança da UFSC, outros quatro alunos foram detidos por vandalismo, e um grupo de universitários ainda ocupa o hall da reitoria em protesto durante a noite.

— Tem um grupo grande ainda, mas nem chegamos até lá porque eles revidam — disse um funcionário que preferiu não se identificar, acrescentando que carros da PF e da segurança do campus, que preferiu não se identificar.

Vídeo publicado no YouTube (abaixo) mostra cenas de confusão e corre-corre após o uso de bombas de efeito moral pela Polícia Militar


A história é cíclica. Estudantes de uma Universidade fazendo arruaça por causa de repressão contra o uso de drogas dentro do campus… soa familiar? E mais, ocupando o prédio da reitoria e depredando as viaturas policiais, o que pode ser classificado como atos de vandalismo. É como se já tivesse acontecido antes… espera! Já aconteceu. Na USP, lembram?

Ora, a Polícia Federal (sim, a que tem jurisdição dentro do campus) foi chamada para verificar uma denúncia de Tráfico de Drogas. Pode soar bobo para alguns, mas é crime. Simples assim. A violência urbana é financiada pelos usuários de drogas e acham que não tem problema algum.

Sim, é importante discutir sobre a legalização das drogas. Penso que o indivíduo deveria ter a liberdade de fazer o que quiser, inclusive de usar a droga que quiser. No entanto, temos leis que vigem e seu cumprimento é determinante para garantir segurança aos demais. Enquanto a maconha não for legalizada, continua sendo crime. Além do que, o tráfico é uma atividade totalmente nociva para a sociedade. E não estou tentando fazer discurso moralista, mas sim legalista.

Que reclamem da truculência da polícia, mas que cumpram a lei. E cobrem de seus representantes a discussão sobre o tema, isso é Democracia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s