Início » Brasil » Governo paga passagem de repórter estrangeiro para conhecer o Brasil, e ele é assaltado

Governo paga passagem de repórter estrangeiro para conhecer o Brasil, e ele é assaltado

Seria cômico se não fosse trágico… Mentira, é cômico mesmo sendo trágico!

O jornalista britânico Ian Herbert do jornal The Independent veio ao nosso país, a convite do Governo brasileiro, para conhecer três cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e, escrever sobre elas. A parte cômica (e trágica!) a que me referi na primeira linha, foi o fato de o jornalista ter sofrido uma tentativa de assalto na praia de Copacaba.

A caminhada deste correspondente na praia de Copacabana com outras quatro pessoas às duas horas da manhã provou-se uma má ideia – e talvez ingênua – quando meia dúzia de jovens se materializou exigindo relógios e dinheiro e empunhando armas – Escreveu na reportagem.

O título da matéria do The Independent, aliás, “É caos no Brasil, mas não entre em pânico” soa condizente com o conteúdo do texto, que mostra uma visão otimista sobre a realização do Mundial, apesar de mencionar todos os problemas envolvendo a organização do evento. Talvez o jornalista tenha entendido o “jeitinho brasileiro”.

“Nada disso significa que a Copa não funcionará”.

“Hoje é possível enviar e-mail com um vídeo de um celular enquanto se navega no rio Amazonas, se você preferir não olhar para os jacarés Cayman”.

A viagem foi oferecida pelo governo brasileiro, através da Embratur. As chamadas “press trips”, segundo publicação da Exame, são convites usados rotineiramente pelo poder público e por empresas para apresentar a pessoas da imprensa novos produtos e lugares (e estimular que abordem o assunto em textos jornalísticos, se acharem interessante).

Tsc tsc… Parece até esquete do Casseta e Planeta em 2002.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s