Início » Corrupção » PSOL desiste de expulsar deputada acusada de fazer caixinha

PSOL desiste de expulsar deputada acusada de fazer caixinha

Foto: Carlo Wrede/Ag. O Dia

O site da VEJA publicou hoje, mais cedo:

A Comissão Nacional de Ética do PSOL arquivou o processo de expulsão da deputada estadual Janira Rocha, do Rio de Janeiro, acusada de arquitetar um esquema de caixa 2 na campanha de 2010 e de desviar recursos do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev). Janira, em uma gravação de áudio, cobra parte dos salários de funcionários de seu gabinete. Para o relator do caso, ex-senador José Nery, no entanto, não foi identificada a prática da “cotização compulsória” – um eufemismo para cobrança de parte dos salários. Segundo Nery, militantes do partido que trabalhavam para a deputada contribuíam de forma voluntária. “No nosso entendimento, a contribuição, desde que seja voluntária, não compulsória, não pode ser considerada um crime ou um delito”, afirmou o ex-senador. O relator do caso conclui o relatório afirmando que “não havendo qualquer prova concreta de que a quotização praticada no gabinete da deputada fosse feita mediante coerção e, considerando que esta é uma prática legal (…), recomendamos ao Diretório Nacional o arquivamento da denúncia contra a deputada”.

O uso do eufemismo poderia denotar a intenção. Mas o PSOL é  um dos poucos partidos sem histórico de dilema ético, julga-se, aliás, bastião da moralidade e da ética na política. Também pudera… é um partido novo. A questão é: do pó viemos, ao pó voltaremos? O PSOL nasceu do PT, será que a história vai se repetir?

O fato é que a situação ainda não está resolvida. O caso também é investigado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Nesta terça-feira, uma reunião da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alerj foi cancelada por falta de quórum. Que ocorra a investigação, então. E que seja feita justiça!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s